-
Arquitetos: AE arquitectos; AE arquitectos
- Área: 1300 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Lorena Darquea
-
Fabricantes: Forte Pisos, KLand, Nexxspacios, VANDIEX
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência Chaza é um projeto muito peculiar e de necessidades muito específicas. Essa casa representava o desafio da convivência diária de duas famílias dentro de um mesmo entorno e a necessidade de resolver um programa que incluísse pessoas da terceira idade entre outros requisitos únicos.
A ideia é conferir a cada família a intimidade necessária para que possam conviver em harmonia, onde existam espaços conectores e de coexistência, mantendo espaços privados e íntimos para os usuários.
O projeto se desenvolve em um terreno de 1800 metros quadrados e com vistas muito específicas da área de maior desenvolvimento da cidade. O terreno encontra-se rodeado por áreas verdes e uma série de pequenos corpos d'água.
A disposição geral da residência é composta por três níveis, primeiro um subsolo que funciona como garagem, serviços e armazenamento, mas que contem um salão de dança e uma área de projeção de cinema.
O térreo é a sede de todas as áreas comuns e o encontro entre os dois volumes desta família, além de abrigar as áreas privadas para as pessoas que necessitam acessos privilegiados e considerações especiais.
No nível superior encontram-se os espaços privados. Sua disposição garante a completa privacidade para cada usuário mas que, vinculados à circulações verticais (escadas e elevador), facilitam o deslocamento entre os diferentes níveis da casa.
Os espaços sociais estão localizados no térreo, considerando o vínculo entre as áreas de estar e jantar, terraços e interiores. A ideia foi unir essas áreas e utilizá-las como um só espaço que permita atividades diferentes concomitantemente para as duas famílias.